VIAJANDO COM CRIANÇA
CRIANÇA PAGA PASSAGEM DE AVIÃO?
A maioria das empresas transportam menores de dois anos gratuitamente em voos domésticos (obrigatoriamente no colo) — algumas, porém, cobram 10% do valor pago pelo adulto.
Algumas companhias dão desconto para crianças entre 2 e menos de 12 anos, mas essa prática não é obrigatória. (em geral o desconto é entre 10 a 25% sobre a tarifa).
RECÉM NASCIDO PODE VIAJAR DE AVIÃO?
Se o bebê tiver mais de sete dias de vida, já pode viajar de avião no Brasil. Com menor tempo de vida, os sistemas respiratório e circulatório ainda estão em desenvolvimento e o bebê não deve voar, porém, alguns médicos recomendam esperar pelo menos 28 dias de vida antes de o bebê fazer sua primeira viagem.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA AS CRIANÇAS EMBARCAREM
Bebês, crianças e adolescentes de até 16 anos viajando no Brasil devem seguir as seguintes condições:
- criança acompanhada por um parente de até 3º grau (pai, mãe, irmãos maiores de 18 anos, tios, avós e bisavós): é exigido um documento provando o grau de parentesco.
- criança acompanhada por pessoa maior de idade sem parentesco: precisa ser autorizado expressamente pelo pai, mãe ou responsável, com firma reconhecida em cartório. Algumas empresas pedem a autorização de ambos os pais.
Para viagens de crianças desacompanhadas, entre 8 e menores de 12 anos, as companhias aéreas permitem que embarquem desacompanhadas de um adulto, porém, Além do documento de identificação, é preciso apresentar uma autorização do Juizado da Infância e da Adolescência — obtido na Vara da Infância e da Juventude e pagar uma taxa que pode variar entre R$ 150,00 a R$ 200,00.
Fonte: abear.com.br/
Compartilhe: