Guia de Viagem

  • Maceió

    Maceió

    Maceió é sem dúvida, a capital “queridinha” da maioria dos turistas.

    Talvez pela orla urbana mais bonita do Nordeste, ou pelo mar cristalino que assume tons verdes e azuis ou ainda pelos coqueirais e das piscinas naturais.

    Maceió é sempre um convite para um passeio de jangada até a praia de Pajuçara, fazer compras nas feiras de artesanato, comer tapioca ou curtir o agito nas praias de Ponta Verde e Jatuíca ou as ondas de Cruz das Almas.

     Nesta área, é possível usufruir de excelentes hotéis, restaurantes, bares, pizzarias, cervejarias, ciclovia e um calçadão com quiosques. Ao final da tarde, ele se transforma em uma passarela perfeita para a prática de atividades físicas ou simplesmente para apreciar o pôr-do-sol.  Também é possível conhecer praias mais afastadas no litoral norte, como Ipioca, Pratagy, Mirante da Sereia, Riacho Doce, Garça Torta, Guaxuma e Jacarecica.

     Com o sol brilhando forte quase o ano todo, Maceió fica ainda mais linda no verão, quando as águas são mais cristalinas.

    O período de chuva é entre abril e julho, mas isso não impede de aproveitar as maravilhas que a cidade proporciona.

    Historiadores afirmam que a capital do Estado de Alagoas nasceu de um antigo engenho de açúcar, por volta do século 18. Para outros, por ser praiana, seu surgimento está ligado a uma pequena vila de pescadores. 

    História, cultura e muito lazer fazem de Maceió uma cidade repleta de programas para o dia e para a noite.

    Nas praias de Pajuçara e Paripueira possuem formações de recifes que formam piscinas naturais de águas cristalinas onde existe a possibilidade de fazer passeios de escunas.

     Passear pela orla das praias de Jatiúca, Ponta verde ou Pajuçara onde o verde dos coqueiros se misturam com o azul do mar é obrigatório para quem quer sentir a essência de Maceió.

     Além da bela orla, Maceió ainda tem programa cultural, muita história e obras de arte de artistas locais.

    Visitar o Museu Théo Brandão, que está em um casarão belíssimo, o bairro de Jaraguá com construções antigas e históricas, a Catedral Metropolitana de Maceió e o Palácio Floriano Peixoto - antiga moradia e área de trabalho de diversos governantes alagoanos.

    Para admirar Maceió do alto, pode-se ir ao Mirante de São Gonçalo, que tem uma vista maravilhosa e garante boas fotos.

    O artesanato alagoano é rico em detalhes e pode ser encontrado na Feira da Pajuçara, no Pavilhão do Artesanato e no Mercado Central onde se encontra um pouquinho de tudo - castanhas, rendas, objetos esculpidos em madeira, azulejos, panos de cozinha etc.

    Mas se desejar conhecer como as rendeiras tecem o “filó”, precisa ir no Pontal da Barra, bairro onde vivem muitas rendeiras.

     

     

     

     

    Compartilhe:

Fique por dentro das novidades!

Enviando... Sucesso Erro