Morro de São Paulo é terceiro maior polo Turístico da Bahia. Está situado ao sul da capital baiana Salvador e faz parte do único município arquipélago do Brasil dentro do conjunto de ilhas da Cidade de Cairu.
As belezas naturais de Morro de São Paulo, com praias de águas calmas e cristalinas, areias brancas e vastos coqueirais.
10 motivos para conhecer Morro de São Paulo (BA).
1 - Pôr do sol no Forte:
O Forte de Morro de São Paulo foi construído para evitar as invasões dos holandeses no século XVII. Devido Morro de São Paulo ter uma localização estratégica para a defesa da Baía de Todos os Santos. O nome oficial é Fortaleza de Tapirandu e está situada ao lado do cais e abaixo do Farol. Hoje as ruínas guardam muitas lendas e é um lugar perfeito para apreciar o melhor pôr-do-sol da ilha. Quem tiver sorte vai poder ver os golfinhos que fazem um verdadeiro espetáculo da natureza com suas acrobacias aquáticas. Para renovar as energias, antes de partir para as agitadas Festas do Morro, vale conferir o final do dia no Forte. Outro local com um espaço especial e que propícia um belíssimo pôr do sol é o Chill-Out Bar Toca do Morcego. Um lounge bar que oferece um ambiente descontraído e ótimo para curtir o fim da tarde. Dentre as atrações estão bebidas, petiscos e uma excelente música ao vivo
2 - Tirolesa:
Ao lado do Farol de Morro de São Paulo existe um mirante e a maior tirolesa dentro d’água do Brasil. Você cai direto nas águas da Primeira Praia. Conhecer o mirante vale tanto para os que desejam pular, quanto para aqueles que preferem apenas olhar um dos mais belos visuais da ilha. O lugar tem uma vista maravilhosa que abrange a Primeira, Segunda, Terceira Praia e a Ilha da Saudade – um dos cartões postais de Morro de São Paulo. Para quem curte adrenalina e tiver coragem, a dica está dada: Tirolesa de Morro de São Paulo. Você não vai esquecer esta emoção!
3 – Mergulho:
As águas calmas e transparentes das praias de Morro de São Paulo propiciam o lugar perfeito para a prática do mergulho, seja este autônomo (com equipamentos) ou livre (apenas com máscara e snorkel). A dica para o mergulho livre são as piscinas naturais da Quarta Praia quando a maré estiver baixa ou nos arredores dos arrecifes. Para quem gosta de mais aventura e quiser se aprofundar mais, na Primeira Praia você terá a possibilidade de mergulhar com cilindro. Outros pontos de Mergulho em Morro de São Paulo são os Paredões da Gamboa, os recife do Forte e os recifes de Itatimirim (situados a 20 minutos de navegação da Primeira Praia). Você vai se maravilhar com a beleza da vida marinha nestes pontos. Dentre as espécies marinhas estão cardumes de sardinhas, lagostas, polvos, peixe morcego e camarão palhaço.
4 - Passeio Volta a Ilha:
Constando a ilha onde está Morro de São Paulo passando pela Praia do Encanto até às Piscinas de Garapuá e seguindo para as piscinas de Moreré, onde recifes de corais formam piscinas naturais de águas cristalinas e tranquilas no meio do mar onde mergulhar com snorkel permite observar uma grande variedade de peixe e corais. A parada seguinte é a Praia da Cueira, em Boipeba com uma caminhada opcional até Velha Boipeba e desfrutar dos restaurantes locais para almoço. O retorno é feito dando a volta na ilha, passando por manguezais e conhecendo a cidade histórica de Cairú - a 2ª cidade do Brasil -, onde o passado se faz presente no antigo Convento histórico que ainda existe.
Um dos passeios mais requisitados e conhecidos de Morro de São Paulo. Um verdadeiro tour pelo arquipélago. O passeio parte de Morro de São Paulo passando pela Praia do Encanto até às Piscinas de Garapuá e seguindo para as piscinas de Moreré, onde recifes de corais formam piscinas naturais de águas cristalinas e tranquilas no meio do mar. Perfeitas para mergulhar com snorkel e observar uma grande variedade de peixe e corais. A parada seguinte é a Praia da Cueira, em Boipeba, onde está Seu Guido com suas deliciosas lagostas. A partir de Cueira há uma caminhada opcional ou pode seguir de lancha até a praia da Boca da Barra (em Velha Boipeba) e desfrutar dos restaurantes locais para almoço. O retorno é feito dando a volta na ilha, passando por manguezais e conhecendo a cidade histórica de Cairú , considerada a segunda cidade do Brasil , onde o passado se faz presente no antigo Convento histórico de Santo Antônio. Este passeio é uma dica imprescindível para se ter uma visão geral do arquipélago e conferir as mais belas paisagens de Tinharé.
5 - Caminhada até Gamboa:
Se a maré estiver baixa você poderá fazer uma caminhada do cais do Morro de São Paulo até a Gamboa, passando pelas praias do Porto de Cima e da Ponta da Pedra. Antes de chegar na Gamboa está a encosta de argila, parada obrigatória para passar a argila por todo o corpo, que segundo dizem os moradores tem função esfoliante. A caminhada é agradável e pode durar cerca de 25 minutos até a Gamboa. É uma ótima opção para passar o dia, uma vez que estas praias são bastante tranquilas e com pouco movimento. As águas são claras e a paisagem com trechos preservados da Mata Atlântica é paradisíaca.
6 - Piscinas Naturais:
As praias de águas cristalinas, areia branca e cercadas por um imenso coqueiral estão cercadas por grandes barreiras de recifes. Quando a maré está baixa se formam piscinas naturais pelos arredores dos arrecifes. Estas piscinas são os locais ideais para banhistas de qualquer idade. Além de poder ver os peixes que ali ficam também é um lugar maravilhoso para banhar crianças pequenas e bebês. Uma ótima dica para relaxar nas belas paisagens das praias de Morro de São Paulo. Uma destas praias que possui belas piscinas naturais é a Quarta Praia.
7 – Feita de Artesanato:
A vila à noite não seria a mesma sem a Feirinha de Artesanato. Todas as noites a partir das 18h na Praça Aureliano Lima, situada na vila do povoado tem exposição de artesanato. Várias barraquinhas cercam a praça com seus produtos típicos: são objetos de decoração, vestuário em geral, bijuterias, artigos de prata e outros itens. A feirinha de artesanato é um charme e vale à pena ir dar uma olhada no trabalho desses artistas. Sem falar que é a chance de você adquirir aquela lembrancinha de Morro de São Paulo.
8 – Conhecer a História:
Poucos sabem, mas Morro de São Paulo tem parte na história do Brasil. O distrito faz parte do município Cairú , a segunda cidade mais antiga do Brasil. A Fortaleza de Tapirandu e o Pórtico foram construídos no século 17 para evitar invasões holandesas. Além do Forte, a ilha preserva outros importantes monumentos históricos que retratam o passado heróico: a Igreja Nossa Senhora da Luz, construída em 1620;. a Fonte Grande, considerado exemplo de abastecimento de água da época; o Farol e o Casarão, construído em 1608 e uma das moradias mais antigas da ilha que já hospedou personagens ilustres da História do Brasil, como o imperador D. Pedro II. Visitar estes pontos turísticos é também aprender um pouco sobre a história do Brasil.
9 – Prática de Esporte:
Morro de São Paulo é um lugar ideal para a prática de diversos esportes tanto na areia como na água. Em Morro de São Paulo são praticados vôlei, futevôlei, frescobol, futebol, yoga e capoeira. Nas águas turistas e moradores surfam, nadam ou praticam windsur, kitesurf e mergulho. A areia da Segunda Praia é o palco para a maioria dos esportes. Ali ficam quadras improvisadas de vôlei, futevôlei e o popular “baba” (como é chamada uma partida informal de futebol na Bahia). Está também presente na Segunda Praia o kitesurf e a capoeira. Já o surf e o mergulho podem ser vistos na Primeira Praia, onde fica o point dos surfistas de Morro de São Paulo, a Pedra do Moleque e também uma operadora de mergulho que oferece total estrutura com equipamentos e profissionais. Quem quiser praticar qualquer um destes esportes, é só se informar, pois existem instrutores e equipamentos para alugar de todos os esportes citados.
10 – Observação de baleias jubarte:
Fugindo do rigoroso inverno na Antártida, as Baleias Jubarte e Franca migram anualmente para o Brasil para se acasalarem, ter e alimentar seus filhotes. As Jubarte costumam aparecer no litoral baiano, para se reproduzir, entre os meses de Julho e Novembro, mas é Setembro o principal mês de nascimento dos filhotes.
Na Bahia, a organização não-governamental Instituto Baleia Jubarte faz parcerias com operadoras de turismo, incluindo as de Morro de São Paulo.
Em 2004 foi criado na Praia do Forte o Programa de Educação Ambiental Itinerante, utilizando o barco de pesquisa para realização das atividades de informação e educação ambiental em cinco comunidades ao longo do litoral baiano onde há ocorrência das baleias-jubarte: Praia do Forte, Mar Grande (Ilha de Itaparica), Garapuá (Morro de São Paulo), Barra Grande (Camamu) e Itacaré.
Fonte: http://www.morrodesaopaulobahiabrasil.com / www.morrodesaopaulo.org.br/
http://morrodesaopaulo.com.br/