Desde incomparável gastronomia a inúmeras atrações turísticas, Gramado é sem dúvida uma escolha certa para casais românticos ou diversão em família.
Uma das vantagens nas viagens para Serra Gaúcha é que todas as cidades são muito próximas. 8 km ligam o centro das cidades Canela e Gramado, andando mais 130 km chega-se a Bento Gonçalves para visitar a vinícola Miolo ou Valduga entre outras, de Canela a Cambará do Sul para conhecer os Canyons Fortaleza ou Itaimbézinho mais 100 km. O mais gostoso mesmo é curtir a estrada que liga Canela e Gramado, um shopping a céu aberto com grandes lojas de móveis, sapatos e couros, chocolatarias, museus e restaurantes que irão proporcionar encantamento.
Gramado é reconhecida por possuir uma gama enorme na hotelaria, gastronomia, móveis da região, chocolates caseiros, fábricas e lojas de couro e os passeios típicos da região.
O que fazer em Gramado:
1 – Rua Coberta: Chamada originalmente de rua Madre Verônica, a Rua Coberta está localizada no coração da cidade e na frente do Palácio dos Festivais, onde ocorre o Festival de Cinema de Gramado, e próximo da Igreja São Pedro. A rua ganhou uma cobertura e decoração com várias plantas pendentes. Aqui você e nas suas redondezas existem vários restaurantes e lojinhas, e os eventos acontecendo na rua são frequentes! É um lugar para ir várias vezes durante a viagem, seja para tomar um chocolate quente como para ver o movimento.
2 – Lago Negro: O Lago Negro é um lago artificial em Gramado, que fica cercado por árvores e arbustos de hortênsias. No lugar você pode alugar um pedalinho e aproveitar para fazer um passeio tranquilo. No final de novembro/dezembro, ápice da florada das hortênsias, o visual do lago fica ainda mais lindo, cercado por milhares de flores com tons entre o azul e roxo.
3 – Mini Mundo: Parque a céu aberto que tem réplicas de construções do mundo 24 vezes menores do que as construções originais. Por lá você encontrará uma réplica da Usina do Gasômetro (Porto Alegre), o Neuschwanstein Castle (Alemanha), Museu Paulista (São Paulo), Aeroporto de Bariloche (Argentina) e muito mais!
4 – Igreja São Pedro: Localizada na Av. Borges de Medeiros, a Igreja Matriz São Pedro foi construída a partir de 1917 e grande parte de sua estrutura é de pedra. A igreja tem vários vitrais e sua torre possui 44 metros de altura. Ao seu lado fica a a Fonte do Amor Eterno, uma fonte onde casais apaixonados deixam um cadeado com seu nome para selar seu amor.
5 – Passear pela Borges de Medeiros e pelo Centro: A Avenida Borges de Medeiros é uma das principais vias de Gramado e um lugar ótimo para passear a pé, ver lojinhas ou fazer algumas compras. Nessa rua você encontrará lojas de lembranças, roupas, calçados e restaurantes ou poderá simplesmente sentar-se em um banquinho observando o movimento da cidade.
6 – Snowland: Ele é o primeiro parque de neve indoor na América Latina e possui uma “Montanha de Neve” artificial com pista para praticar esqui e snowboard, descida de boia na neve, aluguel de moto na neve, além de um simulador 3D e pista de patinação. É um lugar para toda a família, mas como é preciso pagar para entrar no complexo e outras atrações são pagas à parte, muitas vezes a brincadeira não sai barata. É uma excelente atração para um dia de chuva, afinal, o lugar é todo fechado. O estabelecimento oferece roupas e calçados de frio para ficar na área da Montanha, onde faz até temperatura negativa; recomendamos, porém, que você já vá com uma roupa quente para não sentir frio em demasia.
7 – Conhecer as fábricas de Chocolate: São várias fábricas, a concorrência é grande e cada uma delas procura uma maneira de incentivar o turismo. Geralmente essas fábricas abrem suas portas para receber turistas e mostrá-los como é o processo de produção do chocolate, como funcionam as máquinas, quais os ingredientes utilizados na criação de seus doces e algumas possuem um espaço temático. Entre as principais fábricas da cidade estão a Lugano, Florybal, Prawer, Planalto e a Caracol, que tem uma atração chamada Reino do Chocolate, que conta a história do chocolate. Para quem está sem carro, basta ligar para as fábricas que elas buscam os clientes para uma visita.
8 – Mundo de Chocolate: Ainda não tão popular, o Mundo do Chocolate é uma criação da fábrica de Chocolates Lugano. O local oferece uma volta ao mundo através de uma exposição de réplicas de monumentos famosos feitos todos com chocolate. O museu ainda não tem tantas esculturas, mas algumas das que possui são impressionantes, as réplicas de animais, a réplica da Esfinge, e uma escultura da Torre Eiffel com 4,20m – toda de chocolate.
9 – Museu de Cera Dreamland: Um museu de cera que possui réplicas de cera de diversos artistas e personagens conhecidos internacionalmente.
O que fazer em Canela:
10 – Parque do Caracol: Uma das maiores atrações sul do Brasil fica em Canela. Nesse parque está a Cascata do Caracol, uma queda d’água com 130 metros de altura que desce por um paredão de pedra seguido por uma cavidade na rocha. Para admirar a cachoeira há mirantes panorâmicos e uma escada com 927 degraus que leva ao ponto final da cachoeira e permite observá-la de baixo.
Há 500 metros do Parque do Caracol fica o Parques da Serra que tem os bondinhos aéreos (teleférico) que oferecem um passeio gostoso com uma vista maravilhosa da Cascata do Caracol.
11 – Catedral de Pedra: A Catedral de Pedra de Canela fica na praça central da cidade e foi construída a partir de 1953. Seu piso e seu revestimento são de pedra e o ponto mais alto da catedral, construída em estilo é gótico, tem 65 metros de altura.
12 – Castelinho Caracol: Uma das primeiras residências de Canela, o Castelinho Caracol foi construído com madeira de araucária e pinheiros sem que se utilizasse pregos ou parafusos em sua construção – tudo foi feito através de encaixes. A residência de 18 ambiente transformou-se em um museu que exibe peças antigas utilizadas pela família que ali vivia e se orgulha de servir um dos melhores apfelstrudel da Serra Gaúcha. Mesmo que você não tenha intenção de entrar no museu, pode parar para comprar seu apfelstrudel e fazer um lanche durante a tarde.
13 – Parque da Ferradura: Para quem procura sossego, paisagens bonitas e contato com animais em seu habitat natural, o Parque da Ferradura é um excelente passeio. O parque fica na mesma estrada que leva ao Parque do Caracol, tem trilhas e uma paisagem linda para o Vale da Ferradura, onde está o cânion do Rio Caí. O parque tem vários quatis que chegam perto das pessoas e oferece vários mirantes e trilhas com vista para o vale.
14– Gramado com crianças: A Aldeia do Papai Noel, o Mini Mundo, o Snowland, o Parque Terra Mágica Florybal e o Alpen Park são boas atrações para quem viaja com crianças.
15 – Noite em Gramado e Canela: Uma boa sugestão é a Taberna MF, uma cervejaria artesanal com mais de 30 tipos de cervejas. Para quem prefere algo mais animado e gosta de dançar, procure ir ao Bill Bar ou ao Boteco Bill, que tem programação variada ao longo da semana.
Site com mais opções de passeios em Gramado http://www.gramadocanela.com.br/pontos-turisticos-de-gramado/
Site com mais opções de passeios em Canela: http://www.gramadocanela.com.br/pontos-turisticos-de-canela/
Fonte: Melhores Destinos/ Gramado&Canela