Guia de Viagem

  • VIAJANDO COM CRIANÇA

    VIAJANDO COM CRIANÇA

    CRIANÇA PAGA PASSAGEM DE AVIÃO?

     A maioria das empresas transportam menores de dois anos gratuitamente em voos domésticos (obrigatoriamente no colo) — algumas, porém, cobram 10% do valor pago pelo adulto.

    Algumas companhias dão desconto para crianças entre 2 e menos de 12 anos, mas essa prática não é obrigatória. (em geral o desconto é entre 10 a 25% sobre a tarifa).

     

    RECÉM NASCIDO PODE VIAJAR DE AVIÃO?

    Se o bebê tiver mais de sete dias de vida, já pode viajar de avião no Brasil. Com menor tempo de vida, os sistemas respiratório e circulatório ainda estão em desenvolvimento e o bebê não deve voar, porém, alguns médicos recomendam esperar pelo menos 28 dias de vida antes de o bebê fazer sua primeira viagem.

    DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA AS CRIANÇAS EMBARCAREM

    Bebês, crianças e adolescentes de até 16 anos viajando no Brasil devem seguir as seguintes condições:

    • criança acompanhada por um parente de até 3º grau (pai, mãe, irmãos maiores de 18 anos, tios, avós e bisavós): é exigido um documento provando o grau de parentesco.
    • criança acompanhada por pessoa maior de idade sem parentesco: precisa ser autorizado expressamente pelo pai, mãe ou responsável, com firma reconhecida em cartório. Algumas empresas pedem a autorização de ambos os pais.

     

    Para viagens de crianças desacompanhadas, entre 8 e menores de 12 anos, as companhias aéreas permitem que embarquem desacompanhadas de um adulto, porém, Além do documento de identificação, é preciso apresentar uma autorização do Juizado da Infância e da Adolescência — obtido na Vara da Infância e da Juventude e pagar uma taxa que pode variar entre R$ 150,00 a R$ 200,00. 

     

    Fonte: abear.com.br/

  • China é primeiro país do mundo a lançar passaporte de imunidade

    China é primeiro país do mundo a lançar passaporte de imunidade

    A China acaba de lançar um passaporte de imunidade, por meio de um programa de certificado de saúde, tornando-se o primeiro país do mundo a ter a iniciativa.

    Segundo o eTurbo News, o documento poderá ser digital ou em papel e mostrará o status de vacinação do viajante e os resultados dos testes já realizados referentes à covid-19.

    Ele poderá ser obtido na plataforma WeChat lançada em 09/03/2021 e, inicialmente, estará disponível apenas para cidadãos chineses e não será obrigatório.

    O programa inclui um QR code criptografado que permite que autoridades de outros países obtenham informações de saúde de turistas chineses. Os códigos de saúde dentro do WeChat e outros aplicativos de smartphones chineses já são necessários para obter acesso ao transporte doméstico e em muitos espaços públicos na China, por exemplo.

    Ainda de acordo com a publicação, o certificado está sendo lançado “para ajudar a promover a recuperação econômica mundial e facilitar as viagens internacionais”, segundo um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores.

    Os Estados Unidos e a Grã-Bretanha estão entre os países que estão considerando a implementação de licenças semelhantes que podem funcionar como passaportes de imunidade. A União Europeia também está trabalhando em uma vacina “passe verde” que permitiria aos cidadãos viajar entre os países membros e o Exterior.

    *Fonte: eTurbo News

     

  • BAGAGEM DESPACHADA

    BAGAGEM DESPACHADA

    A mala despachada é aquela entregue à companhia no momento do check-in e transportada no bagageiro do avião. Em voos domésticos ou internacionais, esse é um serviço oferecido ao passageiro e pode ser cobrado.

     Após resolução nº400 da Anac, as companhias foram autorizadas a vender passagens sem franquia ou com diferentes tipos de franquia de bagagem despachada. Com isso, quem viaja sem mala despachada poderá pagar menos e quem despachá-las pagará somente pelo que transporta.

    Os valores e limites variam de acordo com o destino, a classe em que se viaja, o tipo de tarifa, a política da companhia aérea e o status do passageiro nos programas de relacionamento. Então, quando comparar os preços das passagens, você deve ficar de olho no que é oferecido. Leia com atenção o contrato de transporte para se orientar sobre as regras e saber exatamente o que você está comprando.

     Se você precisar transportar mais bagagens do que é permitido em sua tarifa ou classe, você pode comprar outra franquia, seguindo os valores praticados por cada empresa aérea. Além disso, é importante que as malas estejam dentro dos tamanhos permitidos para a franquia de bagagem despachada. A mala deve ter o máximo de 158 cm somando as três dimensões de largura, altura e comprimento em voos da AZUL e LATAM. A GOL especifica o limite de 50 cm x 28 cm x 80 cm. O volume que ultrapassar tais medidas será considerado excesso de bagagem e será preciso arcar com os custos.

     

     RECOMENDAÇÕES PARA DESPACHAR A MALA

    Alguns cuidados podem ser tomados no momento de despachar a mala:

    • Deve-se lacrar o zíper da bagagem com um cadeado e fixar na mala uma etiqueta com dados pessoais (nome, telefone e endereço). Personalizar suas bagagens com fitas coloridas, por exemplo, facilita a identificação na esteira e diminui a chance de outro passageiro pegá-la por engano.                      
    • Outra boa prática para proteger sua bagagem é plastificá-la antes de fazer o check-in. Este serviço é oferecido em grande parte dos aeroportos.
    • Fotografe sua bagagem antes da viagem por precaução contra possíveis danos e violações.
    • Não é aconselhável transportar objetos de valor e eletrônicos na bagagem despachada. Mas, se for necessário, em algumas empresas, há a possibilidade de fazer uma declaração de valor do bem despachado no check-in. Nesse caso, a empresa pode checar a existência do bem e solicitar a nota fiscal que comprove o valor. Além disso, pode cobrar uma taxa para se responsabilizar pelo transporte.

     

    Fonte: abear.com.br

  • 26 Feb - 2021
    MÁSCARAS ESPECÍFICAS PARA EMBARQUE EM MARÇO.

    MÁSCARAS ESPECÍFICAS PARA EMBARQUE EM MARÇO.

    O Grupo Latam Airlines anunciou a adoção de novas medidas de segurança e higiene operacional, levando em consideração regras internacionais de prevenção ao coronavírus. A principal mudança diz respeito às máscaras, que agora terão que ser de alguns modelos específicos.

    As novas regras entram em vigor no dia 1º de março, quando a Latam proibirá o uso de máscaras valvulares (qualquer modelo), protetores bucais, lenços e bandanas de pano em todos os seus voos devido à comprovada baixa eficiência desses itens na filtragem de vírus e bactérias.

    Neste momento, os passageiros que utilizam os modelos não permitidos ainda podem embarcar, mas são informados nos aeroportos sobre a alteração da política. A partir de março, caso não cumpram essas medidas, não poderão embarcar.

    Os itens recomendados e os proibidos estão especificados no quadro abaixo:

    Fonte: Panrotas

  • 08 May - 2019
    Berlim - Portão de Brandemburgo

    Berlim - Portão de Brandemburgo

    A construção do Portão de Brandemburgo em Berlim

    Construído entre 1788 a 1791 e planejado por Carl Gotthard Langhans, é inspirado no Propylaeum, a entrada da Acrópole em Atenas.

    Foi idealizado por Friedrich Wilhelm II para que representasse a paz.

    Trata-se de uma enorme construção de 26 metros de altura que, com seu estilo neoclássico, lembra as construções da Acrópolis de Atenas.

    São seis colunas dóricas de cada lado, que sustentam o feixe transversal de 11m de profundidade, dividindo o portão em 5 passagens. As passagens não são simétricas, porque retratam hierarquia: o meio é mais largo, e é por onde passava a família real. Os cidadãos só podiam passar pelas duas passagens das extremidades.

    A quadriga é composta por quatro cavalos guiados pela deusa romana da vitória, Vitória.

     

    O Portão de Brandemburgo durante a Segunda Guerra

    O portão sofreu bastante durante a segunda guerra, e foi restaurado entre os anos de 2000 e 2002 pela Fundação de Proteção aos Monumentos de Berlim.

     

    O Portão de Brandemburgo e o muro de Berlim

    Durante a divisão da cidade através do muro, entre 1961 e 1989, o Portão de Brandemburgo era inacessível a qualquer cidadão comum.

    O muro de Berlim passava por trás dele, separando-o do Tiergarten, e ao redor dele várias torres de vigilância e soldados da Alemanha Oriental bloqueavam o portão.

    Ele só podia ser apreciado de longe, e virou símbolo da divisão da cidade. Muitos governantes do mundo inteiro visitavam o Portão e pediam a reunificação.

    Em 2009, a festa dos 20 anos da queda do muro de Berlim foi realizada no Portão de Brandemburgo, assim como é o local da maior festa de Reveillon da cidade.

    Hoje ele representa a união do oriente e ocidente de Berlim.

     

    Fonte: Agenda Berlim

Fique por dentro das novidades!

Enviando... Sucesso Erro